Para os atingir foi necessário criar a identidade gráfica, website e materiais de comunicação do Programa, tendo essa responsabilidade ficado a cargo da Shift.
Pelo futuro sustentável do Azeite do Alentejo. O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), liderado pela OLIVUM em parceria com Universidade de Évora, surgiu com a missão de “… reforçar a imagem e o valor do azeite produzido na região do Alentejo, dando a conhecer de forma credível e transparente a sua produção sustentável e os contributos ambientais, económicos, sociais e culturais que presta à região e ao país.”
Resultado da colaboração e articulação de vários produtores, bem como da identificação de um conjunto de práticas sustentáveis, o PSAA tem como objetivo último a criação de um referencial de sustentabilidade que permita avaliar e certificar, de forma criteriosa, a produção do azeite daquela região.
Do ponto de vista socioeconómico, é relevante sublinhar que em 2022 Portugal ocupava a 6ª posição no ranking de produtores de azeite no mundo, sendo o 3º maior exportador da união Europeia e 85% do azeite nacional é produzido na região do Alentejo.
A Azeitona como ponto de partida para a identidade gráfica
Se o PSAA é uma celebração do Azeite Alentejano – que não só acrescenta valor à economia nacional, como coloca Portugal no mundo – é à Azeitona que o devemos. Este foi o insight que deu origem à logomarca criada.
Tanto a homenagem à Azeitona como o destaque da sigla nos pareceram obrigatórios, já que se queria facilitar a leitura, referência verbal e identificação do Programa. O resultado é uma identidade harmoniosa, que concilia cores e elementos gráficos que remetem para o Olival com a solidez e credibilidade da fonte escolhida.
UX UI: A importância do mobile-friendly
O website foi construído com base nas melhores práticas de UX/UI, com uma navegação simples e acessível, uma arquitetura de informação bem definida e uma paleta de cores relacionada com o setor olivícola.
Atendendo à preponderância do tráfego mobile, foi prioritária a experiência dos utilizadores em dispositivos móveis. A performance global do website (resultado do tempo de carregamento de conteúdos, da facilidade de leitura, formatação do texto ou desenho/tamanho dos CTAs) tinha de ser tão melhor em mobile quanto em desktop.
Paralelamente, foi desenvolvida uma iconografia que em diferentes páginas do website – é utilizada de forma a facilitar a descodificação do conteúdo. O resultado pode ser consultado aqui.